Limpeza de caixas de água

Como é feito o processo de limpeza de caixas de água?

Para a realização do serviço, deve-se contratar uma empresa especializada em desentupimento para ter garantia de segurança e correta execução do trabalho.
No dia agendado, a caixa será totalmente esvaziada, dependendo do volume de água, é necessário o uso de uma bomba submersa.
Tudo deve ser limpo, fundo e paredes. Para isso, as empresas dispõe de materiais apropriados, tais como escovões e máquinas de hidrojateamento.

Com auxílio de esponjas, panos ou até mesmo bombas, retira-se todo e qualquer resíduo e restos de água utilizada na limpeza.Por último vem a desinfecção, com hipoclorito de sódio, logo o enxague.

A importância da limpeza das caixas de água

Caixas sujas podem causar além de entupimentos devido ao acúmulo de sujeiras, o surgimento de algas tóxicas ou bactérias e protozoários, tornando a água imprópria para consumo ou causando doenças em quem a consumir. As caixas de água também devem ser mantidas sempre bem tampadas, pois abertas, servem de criadouro para o mosquito da transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zica (Aedes aegypti).

desentupidora

Várias doenças são provenientes da falta de cuidado com a caixa de água potável, entre elas está a Hepatite A, doença que ataca o fígado.
A transmissão acontece através água, objetos ou alimentos contaminados.
Sintomas da Hepatite A: pele e olhos na cor amarelada, diarreia e falta de apetite.

Gastroenterite é outra doença associada à água contaminada.
Sintomas: Diarreia, vômitos, dores estomacais e também por cólicas.

Febre Tifóide também pode ocorrer no caso de ingestão de água suja.
Sintomas: Febre alta, dores de cabeça, mal-estar, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia e tosse seca.

Amebíase é outra doença que provém da contaminação.
Sintomas: Cólicas abdominais, fadiga e perda de peso involuntária podem ser os sintomas que na maioria das vezes não se manifesta ou só acontece dez dias após a exposição ao parasita.

Dengue, chikungunya e zica

Essas todo mundo conhece. Virou notícia mundial. Então vale reforçar aqui a importância do cuidado com a caixa de água.
Qualquer recinto com água parada pode servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. Mantenham, portanto a caixa de água limpa e sempre muito bem fechada.
Sintomas da Dengue: Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

Chikungunya: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika: Dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Toda caixa de água potável, de residências e ou empresas devem ser higienizadas:

Indústrias em geral (farmacêuticas, químicas, autopeças, alimentícias e de embalagens)
Comércio em geral
Empresas e escritórios
Shoppings
Postos de gasolina
Estacionamentos
Bancos e instituições
Escolas e universidades
Teatros, cinemas e centros culturais
Hotéis e edifícios
Veículos
Condomínios comerciais e residenciais
Indústrias alimentícias
Supermercados
Padarias e panificadoras
Restaurantes, pizzarias e churrascarias
Bares e lanchonetes
Frigoríficos
Armazéns
Moinhos

A limpeza deve ser feita no intervalo de 6 meses.

Contrate uma desentupidora em Bauru para maiores informações.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *